Moldura Minuto transforma seus pontos de vendas em Galerias de Arte

117
[tempo para leitura: 2 minutos]

Unindo arte e decoração em um só lugar, a Moldura Minuto comemora 20 anos passando por uma renovação significativa de marca. Conhecida até então como a maior rede de lojas de molduras do Brasil, a Moldura Minuto investe em acervo de arte exclusivo próprio e na transformação das lojas em Galeria de Arte, apresentando um mundo artístico representado em 25 categorias, com até 10 mil artes de 300 artistas brasileiros.

A primeira unidade surgiu em 1999 como uma pequena molduraria, de 35 m². Seu diferencial estava na rapidez da linha de produção. A inovação em processos de entrega e oferecer aos clientes consultoria em decoração fez o negócio ganhar o seu público e saltar para uma rede de mais de 60 franquias que somam hoje, um faturamento de 37 milhões de reais por ano.

“Ingressamos no circuito de arte e fotografia com acervo próprio pra desta forma gerar mais demanda de produtos a serem emoldurados, que é o nosso core bussines inicial. Aprimorando e ampliando a nossa Galeria de Arte, a expectativa de crescimento com este reposicionamento é de 30% para 2019.”, divide Antonio Viegas, CEO da rede.

Para se adequar ao novo momento da marca, a rede passa por uma transformação de layout, deixando as lojas mais aconchegantes e modernas, com ambiente de Atelier de Arte. O novo design tem as artes como protagonistas do Visual Merchandising, com sugestões de obras e composições. “As paredes mais rústicas de tijolo e móveis despojados interagem estrategicamente para compor um clima de experimento com arte”, completa Antonio.

Além do visual, a nova configuração está pautada nos 5 sentidos. Uma fragrância personalizada “com cheiro de arte” foi desenvolvida a Identidade Olfativa pela empresa MonAbsolu para a rede. O music branding conta com um repertório mais sensível, próprio para a experiência. Um Capuccino de receita própria da marca, já famoso em uma unidade, será cortesia da rede para os clientes.

Em momento de implantação de um processo de expansão para 2019, o plano da Moldura Minuto é de 15 novas lojas sejam abertas nessa nova configuração no período de até o final do ano.

Certificada com sete selos de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), para a ampliação, a marca conta inicialmente com dois modelos de negócios de franquias: Investimento a partir de R$150 mil para lojas de Rua e R$200 mil para lojas de Shopping. Em ambos os modelos, o faturamento médio mensal é de R$ 50.000,00, com um prazo de retorno de 24 meses e lucratividade sobre o faturamento de 20 a 25%.

Em paralelo, as franquias já existentes que tinham o visual merchandising antigo, passaram pelo processo de reforma para a transformação da loja em galeria de arte pelo investimento de R$100 mil. Desde dezembro de 2018, as Unidades da Vila Madalena (SP), Continental Corifeu (SP), Campinas (SP), Vila Nova Conceição (SP) e Rio Sul (RJ) já passaram pela mudança do layout, enquanto novas lojas já estão abrindo de “cara nova”, como é o caso das lojas de Fortaleza (CE), Caruaru (PE) e Galeria Paulista (SP).

Os investimentos em Galerias de Arte continuam em plena expansão, alcançando escala global: 85% é a movimentação do mercado brasileiro no segmento de Galerias de Arte, contra 15% do mercado internacional.

“Além de jovem, o mercado de Galerias de Arte é promissor no país devido ao seu crescimento acentuado nos últimos anos, impulsionando os investimentos no setor: 22% é a média de crescimento do mercado de arte no país, e 81% das galerias aumentaram o seu volume de negócios nos últimos anos”, conclui o CEO.

* Foto: Miro Martins Fotografia

Deixe uma resposta