Adidas apresenta modelo de tênis reciclável

561
[tempo para leitura: 1 minuto]

A Adidas anunciou um novo modelo de tênis de corrida 100% reciclável. O calçado pode ser usado para a confecção de um par inteiramente novo. O chamado Futurecraft Loop (tênis do futuro, em tradução livre) é uma estratégia da marca para aderir a um novo modelo de negócio, focado na economia circular.

O objetivo é que pedaços do tênis possam ser usados em um novo produto. No momento, porém, somente 10% do par usado poderão ser usados de fato em um novo calçado. De acordo com a marca esportiva, isso acontece para não prejudicar o desempenho do tênis. A intenção da empresa é ir aumentando essa porcentagem aos poucos, até que o par possa originar outro totalmente novo.

As primeiras unidades devem ser lançadas este ano e distribuídas de graça. A empresa não divulgou a quantidade de pares que já foi fabricada, apenas que os primeiros foram dados aos “principais criadores” ao redor do mundo, ou seja, os responsáveis pelo teste e avaliação do tênis. A entrada do modelo nas lojas só deve acontecer em 2021.

Eric Liedtke, membro do conselho executivo responsável pelas marcas globais da Adidas, disse que o Futurecraft Loop é “feito para ser refeito”. A companhia visa diminuir os impactos causados pelo descarte de plástico, principal material usado na fabricação de calçados.

O modelo faz parte de um projeto anual da Adidas chamado Futurecraft, que tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Todos os anos, a marca lança um novo modelo para divulgar sua preocupação ambiental. Outro exemplo disto foi o modelo de tênis produzido a partir de resíduos plásticos retirados do oceano.

*Imagem reprodução

Deixe uma resposta