Costco investe em omnichannel e segue crescendo

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A Costco Wholesale Corp. manteve as vendas em alta no terceiro trimestre de 2019, uma vez que os lucros por ação atingiram a maior alta das estimativas de Wall Street.

Para o trimestre de 12 semanas encerrado em 12 de maio, as vendas líquidas aumentaram 7,4%, para US$ 33,96 bilhões, ante 31,62 bilhões de dólares um ano antes. A receita de afiliação aumentou 5,3% para US$ 776 milhões.

As vendas totais comparáveis ​​de lojas cresceram 5,5% ano a ano. A líder do mercado de clube de compras dos EUA teve um aumento de 7% no volume de vendas, enquanto o Canadá e os segmentos internacionais subiram 1,3% e 1,7%, respectivamente. O tráfego cresceu 3,7% em todo o mundo e 3,4% nos Estados Unidos. O ticket médio das compras cresceu 1,8% no total.

Em uma base ajustada, as vendas totais cresceram 5,6%. A composição ajustada dos EUA cresceu 5,5%, com o Canadá e as divisões internacionais subiram 5,1% e 6,9%, respectivamente. O ticket médio cresceu 1,9%. As taxas ajustadas excluem o impacto de mudanças nos preços de combustível e câmbio (FX), bem como alterações contábeis no reconhecimento de receita, disse a empresa.

“No geral, nossas vendas de comércio eletrônico aumentaram 22% e 19,5%, em uma base de comparação excluindo FX e gás. Esses números não incluem os aumentos que estamos vendo com a Instacart”, disse o diretor financeiro Richard Galanti. “A Instacart entra em nossos armazéns e compras, e isso vai para as vendas no armazém”.

A Costco tem feito mais negócios através da Instacart, já que o fornecedor de mantimentos online expandiu sua presença geográfica, de acordo com Galanti. Os membros podem comprar mantimentos da Costco online no site da Instacart, assim como nos mercado da rede.

“Melhoramos drasticamente a proposta de valor nos últimos dois anos”, disse Galanti sobre o relacionamento da Costco com a Instacart. “Está crescendo em grandes números – altos números de dois dígitos – mas é em uma pequena base”, acrescentou.

Os ganhos líquidos reportados no terceiro trimestre foram de US$ 906 milhões, ou US$ 2,05 por ação diluída, em comparação com US$ 750 milhões, ou US$ 1,70 por ação diluída, um ano atrás.

Analistas, em média, previram um EPS ajustado de US$ 1,82, com estimativas que variam de uma baixa de US$ 1,68 a uma alta de US$ 1,90.

Christopher Mandeville, analista da Jefferies, informou que a Costco teve “outra sólida apresentação” no terceiro trimestre em percentual de margem bruta para suas principais categorias de mercadorias (alimentos, artigos diversos e alimentos frescos), que cresceram 9 pontos base ano a ano e 21 pontos do trimestre anterior numa base core-on-core.

“A administração continua muito focada em impulsionar o crescimento da receita, dando continuidade à execução de várias iniciativas”, disse Mandeville em nota. “A oferta da Costco de produtos especiais de marca própria, tanto alimentos como não-alimentos, assim como produtos orgânicos frescos e de prateleira, continua a se expandir e ressoar com os membros, como evidenciado por mensurações.”

Durante o trimestre, a Costco abriu três novas unidades, nos EUA, na Coreia do Sul e na Austrália. O varejista sediado em Issaquah, Washington, opera atualmente 773 clubes de compras em geral, contra 750 no ano passado. Isso inclui 536 locais nos EUA e Porto Rico, em comparação com 520 um ano antes. A empresa tem 100 clubes no Canadá (+2 contra um ano atrás), 39 no México (+1), 28 no Reino Unido, 26 no Japão, 16 na Coréia do Sul (+2), 13 em Taiwan, 11 na Austrália. (+2), dois na Espanha e um na Islândia e na França.

Até agora, em 2019, a Costco abriu 13 clubes, incluindo três relocações. “No 4º trimestre, abriremos 13 locais – o que inclui duas novas mudanças de local – então, líquido são 11, o que somar 21 aberturas no ano, o mesmo número que tivemos no ano fiscal de 2018”, disse Galanti. “Cerca de três quartos das inaugurações deste ano serão nos EUA e cerca de um quarto internacionalmente. Isso também inclui nossa expectativa de abrir nosso primeiro Costco na China, em Xangai, com previsão de inauguração em 27 de agosto, antes do fim do ano.”

As despesas de capital para o ano fiscal de 2019 permanecem “em linha com os anos anteriores”, disse ele. “Temos muito dinheiro sendo gasto em atendimento – tanto no comércio eletrônico quanto na expansão e automação de supermercados -, na fábrica de frangos, na contínua expansão e na infraestrutura do depósito, bem como na modernização do TI”.

A Costco também está avançando nos esforços para apoiar o crescimento do canal online. O varejista está cumprindo a entrega de mercearia em dois dias a partir de seus centros de negócios, mas agora está migrando essa função para seis de seus centros de distribuição.

“Durante o trimestre, concluímos o lançamento de seis centros regionais de distribuição de mantimentos localizados dentro de nossos depósitos existentes. Anteriormente, desde o final de 2017, quando começamos a mercearia de dois dias, cumprimos com nossos centros de negócios. À medida que se expande, colocamos isso em nossas operações de depósito e também teremos, nesses casos, sortimentos regionais”, disse Galanti.

A Costco também está pronta para expandir o serviço de click and collect por meio de lockers, que foram testados em 10 unidades. “Estamos no processo de lançar isso em mais 100 locais nos próximos quatro ou cinco meses, antes da temporada de férias de setembro a dezembro”, disse ele.

Nos EUA, a Costco também pretende dobrar o número de locais com self-checkout, presente atualmente em cerca de 125 clubes. “Vamos ampliar para 250 rapidamente nos próximos meses”, disse Galanti. “Para nós, funciona melhor em locais de grande volume, principalmente se você tiver um cartão de crédito, em que pode pagar sem contato. É muito rápido e os clientes estão usando. E está economizando mão de obra no front end (frente de loja). ”

* Imagem reprodução

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