Executivos da Amazon, Redpoint Eventures e Cisco Systems discutem cultura da inovação no LATAM Retail Show

353
[tempo para leitura: 3 minutos]

O Brasil ainda caminha a passos lentos quando o assunto é cultura da inovação. Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o país ocupa a 64ª posição no Índice Global da Inovação, atrás de vizinhos como Chile (47ª posição), Costa Rica (54ª) e México (56ª). A temática deve e precisa ser discutida. Entendendo isso, o LATAM Retail Show abre espaço para o debate em uma sala simultânea sobre “Cultura da Inovação”, no dia 29 de agosto.

O time escalado traz Romero Rodrigues, sócio da Redpoint Eventures e co-fundador do Buscapé; Amit Chetal, head de Varejo e Hospitalidade da Cisco Systems; e Daniel Mazini, diretor de Varejo da Amazon. Conduzindo o debate estará Pyr Marcondes, diretor do Meio e Mensagem, maior veículo sobre o mercado de comunicação brasileiro.

“Inovação não é um sistema, nem uma plataforma, nem um software. Inovação é cultura. Inovação é a resultante de um conjunto de premissas do conhecimento humano, nascidas no âmbito da reflexão conceitual e filosófica, para se estender aos laboratórios de pesquisa e à academia e para, finalmente, entrar na vida corporativa das empresas. Sem uma profunda e determinada transformação na cultura das companhias, é impossível a criação, desenvolvimento e gestão de programas de inovação. É impossível inovar”, destaca Pyr Marcondes.

Romero Rodrigues foi co-fundador do Buscapé Company em 1998, no qual realizou mais de 15 aquisições e recebeu quatro rodadas de investidores como Great Hill Partners, Merrill Lynch e Itaú Unibanco. Em 2009, a Naspers comprou a companhia por 374 milhões de dólares. Desde 2015, Rodrigues é sócio da Redpoint eventures, empresa de capital de risco que investe em startups com foco em tecnologia. A companhia possui investimentos em mais de 30 startups, como Gympass, Viajanet, Creditas e Resultados Digitais.

A expertise de Amit Chetal foi construída por meio de trabalhos com vários clientes de varejo e hospitalidade em suas estratégias de transformação digital, alavancando IOT e tecnologias de sensores, plataformas móveis de colaboração e plataformas de análise. A Cisco foi fundada em 1984 por um pequeno grupo de cientistas da computação da Stanford University. Desde então os engenheiros da empresa vêm liderando o desenvolvimento das tecnologias de rede IP (Internet Protocol). Hoje, com mais de 65.000 funcionários em todo o mundo, a tradição de inovar continua presente nos produtos e soluções líderes de mercado.

Danil Mazini liderou o lançamento e expansão do varejo na Amazon desde o planejamento inicial até o início da operação do negócio. Entrou na companhia em 2009, como gerente de Produtos Sênior no Reino Unido. Em 2012 mudou-se para a matriz da companhia em Seattle, nos Estados Unidos, liderando o departamento de Expansão Internacional no planejamento e lançamento da categoria de livros no Brasil. Ele está na atual posição desde o lançamento da operação de livros impressos na Amazon.com.br, em agosto de 2014.

A companhia se esforça para ser a empresa mais centrada no cliente da Terra. Começou em 1995 como um lugar para comprar livros devido à experiência exclusiva ao cliente que a Web poderia oferecer. Em 2019, foi eleita pelo segundo ano consecutivo a marca mais valiosa do mundo, pela consultoria de negócios brand Finance. O valor estimado da companhia é de US$ 188 bilhões, um aumento de 24,6% em relação ao ano passado.

O LATAM Retail Show 2019 acontece de 27 a 29 de agosto. O evento deste ano terá como tema principal “A transformação virtuosa do mercado e consumo: última chamada” e irá abordar todas as variações digitais, tecnológicas, comportamentais e econômicas pelas quais o mercado e a maneira de consumir vêm passando.

* Imagem reprodução

Deixe uma resposta