Transformação digital e o impacto no varejo serão debatidos no LATAM Retail Show

439
[tempo para leitura: 3 minutos]

O futuro do varejo passa pelo digital.  A transformação, quando acompanhada pelas lojas físicas, traz um novo universo e permite conhecer melhor o consumidor.  A temática será debatida no LATAM Retail Show, no painel “Transformação digital e o impacto no varejo”, que acontece no dia 29 de agosto.  Com curadoria de Regiane Romano, CEO/CIO da Vip-Systems Informática, a discussão terá participação de Valdirene Leal, gerente de Tecnologia da Informação da Pernambucanas; Olívio Janecke, diretor comercial da Central de Negócios e Alimentos da Rede TOP; Rodrigo Felix, head de Melhoria de Negócios do Grupo Imaginarium e Marcelo Bazzali, diretor executivo do Extra.

Regiane Romano desenvolveu a primeira loja inteligente na América Latina e é amplamente reconhecida como especialista em tópicos relacionados a cidades inteligentes e sustentáveis, IoT, varejo e novas tecnologias aplicadas aos negócios. Também é chefe de pesquisa e coordenadora geral do Smart Campus da FACENS.

Valdirene Leal tem oito anos de experiência em posição de liderança na área de Tecnologia da Informação, planejando, desenvolvendo e liderando soluções de missão crítica para a empresa. Com mais de 110 anos, as lojas Pernambucanas criaram um modelo de transformação digital horizontal, que empodera todos os colaboradores. A ação de maior expressão da varejista foi a criação de um laboratório digital, formado por uma equipe multidisciplinar que tem a função de resolver todo tipo de conflito de gerações dentro da empresa. O resultado é a manutenção do crescimento. Em 2018, a rede abriu 28 lojas e neste ano a previsão é inaugurar 32 unidades.

Lançada em setembro de 2002, a Central de Negócios e Alimentos Rede TOP conta com 23 lojas em 14 cidades. Olivio Janecke faz parte do quadro da empresa desde 2016. Ele possui experiência na gestão empresarial do varejo, supermercado e central de compras. A Rede TOP tem em seu quadro mais de 2 mil funcionários, 292 checkouts e 33.504 metros quadrados de área de vendas, consolidando-se como uma das maiores redes de supermercadistas do país.

Rodrigo Felix desenvolveu diversos projetos de engenharia de gestão, principalmente voltados à reengenharia de processos de negócios, gestão de supply chain, implementação de serviços compartilhados e desenho organizacional. Líder no segmento fun design, a Imaginarium, marca do Grupo Uni.co, consolidou-se como referência em presentes criativos e inovadores no mercado brasileiro, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes. A inovação é característica fundamental da marca que busca surpreender seus consumidores, lançando 400 novos itens por ano.

Marcelo Bazzali abordará o processo de transformação digital do Extra. Em 2019, a rede entrou no mundo omnichannel com a unidade do bairro Itaim Bibi, em São Paulo. A loja dispõe de facilidades e serviços diferenciados que têm como objetivo aprimorar a experiência do cliente em todos os seus momentos e canais preferidos de compra, permitindo que se compre o que quiser e na forma como quiser (pela loja física, site ou aplicativo).

As soluções buscam tornar a compra mais prática, rápida e adequada à disponibilidade de horários de quem vive em uma metrópole, além das ofertas e condições de pagamento já características da rede e complementando o conceito de non-stop-shop, em que o consumidor pode encontrar todos os itens e serviços que precisa dentro de um mesmo espaço e para todos os perfis de público.

O LATAM Retail Show 2019 acontece de 27 a 29 de agosto. O evento deste ano terá como tema principal “A transformação virtuosa do mercado e consumo: última chamada” e irá abordar todas as variações digitais, tecnológicas, comportamentais e econômicas pelas quais o mercado e a maneira de consumir vêm passando.

* Imagem reprodução

Deixe uma resposta