Makro Atacadista mantém propósito de contribuir com o crescimento sustentável do país

53
[tempo para leitura: 3 minutos]

Em 2018, o Makro Atacadista buscou avançar no aperfeiçoamento do pilar de sustentabilidade, dando continuidade em colaborar para um futuro mais sustentável. Tendo um sistema de governança corporativa estruturado, o objetivo do Makro é desafiar fornecedores e clientes internos em busca de alternativas e melhores custos para a rede. O atacadista vem intensificando o investimento na operação e em ações sustentáveis, mantendo-se preocupado com o meio ambiente e com o crescimento e transformação da comunidade.

“Temos como objetivo buscar e implementar, cada vez mais, iniciativas de sustentabilidade nas três esferas da companhia (sociais, econômicas e ambientais) que envolvam os funcionários e, gradualmente, parceiros de negócios. A sustentabilidade é um dos grandes pilares do Makro e colaborar para um futuro sustentável continuará sendo prática diária do nosso negócio ” diz Danielle Rainha, diretora de RH do Makro Group.

Apoiando diversas iniciativas no avanço econômico, social e ambiental, destacamos as principais realizações nos grandes pilares:

RESULTADOS DE SUSTENTABILIDADE 2018

Pilar Makro Parceiro Ação Resultados
Social: educação Fundação Pescar Curso socioprofissionalizante focado no varejo, em parceria com a Fundação Pescar, para que jovens em vulnerabilidade social tenham acesso ao mercado de trabalho. O Makro Atacadista criou a primeira turma do Projeto Pescar, com um ano de duração, na loja Butantã, em São Paulo, que contou com 20 alunos e 90 voluntários. O projeto se estende para 2019.
Social: relação com a comunidade Amigos de Minas
Amigos do Caximba
Creche Escola
Mãe Nildete
Ações para arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza com o objetivo de apoiar as comunidades do torno. Com o apoio dos próprios funcionários e dos clientes, o Makro arrecadou mais de 40 toneladas de doações para instituições.
Pilar Makro Parceiro Ação Resultados
Social e ambiental: relação com a comunidade e redução de impacto ambiental Retalhar O Projeto Retalhar conta com a logística reversa, que transforma os uniformes do Makro, sem uso nas lojas, como cobertores, que são produzidos por uma cooperativa de mulheres costureiras. O projeto transformou mais de 2.000 toneladas de uniformes e em 800 cobertores. A parceria, além de cumprir o propósito de redução de impacto ambiental, gerou empregos, apoiou pessoas em vulnerabilidade social, valorizou a mão de obra brasileira e beneficiou diretamente uma cooperativa de reciclagem.
Mesa Brasil SESC Em apoio aos projetos de sustentabilidade e responsabilidade social, o Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de banco de alimentos contra a fome e o desperdício, que o Makro faz parte desde 2017. O atacadista arrecadou mais de 650 toneladas de alimentos. O projeto beneficia instituições como escolas, asilos, creches, ONGs e abrigos.
Ambiental: redução de impacto Makro Brasil Como parte de suas ações ambientais, as lojas do Makro utilizavam geradores a diesel durante horário de pico de energia onde o custo de fornecimento por concessionária é normalmente maior. O uso do diesel foi abandonado e o fornecimento de energia passou a ser realizado por meio de fontes renováveis, trazendo muitos benefícios para a saúde da população e para o meio ambiente.
BYD Brasil O Makro firmou parceria com a BYD do Brasil, uma das principais produtoras de veículos elétricos no mundo, que disponibilizou carregadores de uso self-service para carros elétricos. No total são 17 carregadores, em 14 lojas, que podem ser usados gratuitamente pelos consumidores para cargas de EVA040KG ou EVA080KG.
Cargill
Moléccola
You Green
Retorna Machine
Pontos de Entregas Voluntária de Recicláveis – PEV – nas lojas para que os clientes façam o descarte de resíduos que podem ser reciclados como plástico, papelão, alumínio. O Makro coletou mais de 40 toneladas de reciclados; 115 mil lâmpadas; 2 mil kg de eletrônicos; e 2.200 litros de óleo.

Deixe uma resposta