LATAM Retail Show: ex-executivo do JD Group vem ao Brasil para falar sobre perspectivas e transformações do varejo chinês

541
[tempo para leitura: 2 minutos]

A China e seu exemplo dinâmico atraem as atenções quanto ao modelo de negócios. No varejo, não é diferente. O ecossistema chinês vai ser tema de alguns debates durante a quinta edição do LATAM Retail Show. Gene Deng, foi vice-presidente do JD Group e fundador do Hotel Tonight Special, está confirmado como um dos palestrantes.

Ele vem ao Brasil para falar sobre as “Perspectivas e transformações do varejo na China”, em painel que acontece dia 28 de agosto. Além dele, Kevin Peng, secretário-geral da China Chain Store & Franchise Association, também está confirmado no painel.

Deng adquiriu grande conhecimento no varejo em sua passagem pela JD.com. A rede é a segunda maior plataforma de e-commerce da China com mais de 300 milhões de clientes ativos anuais e receitas líquidas da escala de 67, 2 bilhões de dólares, em 2018.

A empresa é membro da Fortune Global 500 com escritórios em todo o mundo, incluindo em Nova York, Tóquio e um centro de pesquisa e desenvolvimento no Vale do Silício. Para impulsionar o negócio, a JD.com passou a investir em sua própria rede de logística em 2007. Por conta disso, consegue entregar até 90% dos pedidos no mesmo dia ou no dia seguinte.

A JD reportou receita líquida de US$ 18 bilhões no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 20,9% em relação ao primeiro trimestre de 2018, superando a previsão de 120,1 bilhões. A receita líquida de serviços no período foi de RMB 12,4 bilhões, um aumento de 44,0% em relação ao primeiro trimestre de 2018.

Dentre as razões para os resultados expressivos estão forte desempenho do core business, comércio eletrônico e à renovação do acordo estratégico com a Tencent.

Em 2010, Gene Deng foi um dos fundadores do HotelTonight. O serviço de reserva de hotel é focado em tornar viagens de última hora fáceis e divertidas, oferecendo descontos em reservas para hotéis boutique e independentes nas Américas, Europa e Austrália.  Em 2018, a startup aumentou sua receita em 39%.

No primeiro trimestre de 2019, o número de diárias reservadas aumentou mais de 41%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, expandiu para o desktop e aprimorou seu programa de recompensas (HT Perks). Por meio de recursos como esses, a empresa desenvolveu um público fiel de viajantes millennials.

Todo esse sucesso chamou atenção do Airbnb. Em abril desse ano, a companhia confirmou a aquisição do HotelTonight. A ação marca a entrada do Airbnb no mercado de hotelaria. O acordo tornará mais fácil para os usuários a reservar hotéis sem planejar com semanas ou meses de antecedência, além de ajudar a expandir sua comunidade para além dos anfitriões e convidados de aluguel de curto prazo.

O LATAM Retail Show acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e vai abordar os seguintes temas: a evolução do varejo, omnichannel, cultura, liderança, inovação, jornada do consumidor, data analytics, mercado imobiliário, eficiência operacional, shopping center, strip malls, estratégia de distribuição, meios de pagamento, blockchain, big data, entre outros.

*Imagem reprodução

Deixe uma resposta