Pesquisa da Visa mostra relevância dos cartões co-branded

306
[tempo para leitura: 2 minutos]

De acordo com dados da pesquisa “The Loyalty Report”, feita pela consultoria Bond Brand Loyalty, empresa global de gerenciamento de fidelidade e experiência de cliente orientada por dados, em parceria com a Visa, o cartão co-branded é uma excelente ferramenta para reforçar a lealdade do consumidor, pois contribui para o aumento dos níveis de satisfação dos clientes, uma vez que oferece benefícios adicionais aos programas de fidelidade.

O estudo mostra que 50% dos entrevistados brasileiros que estão muito satisfeitos usam mais o cartão.

Dos cerca de 30 itens avaliados que direcionam à questão da satisfação dos cartões co-branded, 67% estão relacionados à experiência do cliente e somente 33% estão relacionados com os ganhos e as conversões de um programa. Ou seja, o cliente está valorizando cada vez mais a interação e não somente os ganhos.

A tendência a ser destacada é a de que conectar programas de fidelidade com cartões co-branded pode potencializar ainda mais os benefícios para os consumidores finais. Quando perguntados quais os pontos que mais agradam em um cartão co-branded, os consumidores brasileiros destacam nessa ordem: possibilita a interação por celular, oferece personalização e o programa corresponde às minhas expectativas sobre a marca.

“As pessoas valorizam muito as experiências e eventos exclusivos. Existe uma predisposição de aumento da lealdade dos clientes que possuem cartões co-branded que oferecem benefícios não apenas para as compras realizadas no próprio estabelecimento, mas também em outros segmentos. Vemos que quanto mais o cliente usa o cartão de crédito em várias compras do dia a dia, maior será sua participação na carteira e mais transações fará”, explica Rafael Littieri, diretor da Visa.

Além disso, o “The Loyalty Report” ressalta que 87% dos consumidores brasileiros estão mais propensos a recomendar marcas com bons programas, e 75% costumam concentrar suas despesas ou escolhem onde e quando consumir para maximizar seus pontos ou benefícios. Isso demonstra que investir em ferramentas e programas de fidelização pode ser uma ótima estratégia para se ter recorrência de uso.

O estudo também mostra que 13% dos clientes no Brasil nunca resgataram algum benefício, seja utilizando milhas para comprar passagens ou tendo acesso a um desconto exclusivo de algum cartão co-branded de varejo.

Os portadores que já fizeram algum resgate com cartões co-branded estão em média 2x mais satisfeitos do que aqueles que nunca fizeram. E os clientes que atingiram uma meta pessoal estipulada por meio de um resgate, costumam estar ainda mais satisfeitos dos que não tinham um objetivo. O que indica que a correta gestão das expectativas dos clientes do co-branded por meio de metas razoáveis e individualizadas, é fundamental para o nível de sua satisfação.

* Imagem divulgação

Deixe uma resposta