Experimente a compra por reconhecimento facial

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Antes uma situação só possível em filmes futuristas, a compra por reconhecimento facial já é realidade em países como a China. No Brasil, o LATAM Retail Show proporcionará ao público a oportunidade de vivenciar essa experiência no estande Facial Payment Experience. Para isso, foi utilizada a tecnologia Certiface, solução pioneira desenvolvida pela Oiti Technologies, empresa que compõe o ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Os participantes do LATAM Retail Show receberão um link e serão direcionados para um ambiente digital onde deverão cadastrar uma selfie no banco de dados. Em seguida terão um crédito – limitado a R$ 30 por dia – para utilização única e exclusiva durante os três dias do evento para a compra de um snack box disponível no estande.

No ambiente, será possível solicitar o box de preferência e validar a compra com o rosto. O público poderá escolher entre marcas como Bauducco, Biscoito Crek Crek, Levy, Heineken e Nutty Bavarian. Outras parcerias ainda estão sendo fechadas para aumentar o leque de opções.

“Os consumidores estão cada vez mais familiarizados com a biometria, pois a consideram mais rápida e mais confiável, do que ficar memorizando inúmeras senhas. Apesar de se tratar de uma tecnologia relativamente nova, ultimamente ela vem sendo aplicada em quase todos os setores, ação que demonstra o interesse e a boa aceitação dos usuários. Essa inovação está entre as grandes tendências de meios de pagamento em um futuro bem próximo”, explica Marcelo Honda, diretor-executivo da Oiti Technologies.

“O principal diferencial dessa ação com relação a qualquer outro sistema de pagamento é zerar o atrito. Geralmente a pessoa tem de pegar o cartão, colocar na maquininha, lembrar e digitar a senha. Ou pegar o dinheiro e esperar o troco. Dessa forma você cria uma fluidez no momento de pagamento para quem recebe. Além disso, o tempo que se economiza reduz a possibilidade de um cliente insatisfeito na fila, por exemplo”, ressalta Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra.

“As marcas participantes consideraram muito positivo associar sua imagem com algo ultramoderno. Além disso, a ação representa uma oportunidade de aprendizado, pois estão todos curiosos para entender a funcionalidade da experiência”, complementa.

Pesquisas da Visa, em parceria com a AYTM Market Research, mostraram que, em 2016, 70% dos usuários brasileiros se sentiam à vontade para pagar suas contas com informações biométricas. Em 2017, esse índice saltou para 85%. De acordo com estimativas da empresa de pesquisa ABI Research, o mercado de reconhecimento biométrico deverá alcançar, globalmente, 30 bilhões de dólares em 2021.

O Certiface visa trazer uma melhoria nas relações de segurança e confiança entre as empresas e seus clientes. Possui hoje um banco de dados centralizado que está em grande expansão. A base do produto é construída de forma colaborativa, assim ela é compartilhada entre todos os clientes. A solução traz diversos benefícios, além do combate à fraude, com a diminuição da inadimplência e dos custos, aumento nas vendas e melhorias da experiência do cliente.

O pagamento por reconhecimento facial é uma realidade na China. O gigante asiático já possui até uma na rua comercial Wuma, na cidade de Wenzhou, na qual todos os pedestres que desejam pagar suas comprar, poderão fazer com o sistema de reconhecimento facial. O sistema é fruto de um acordo entre as autoridades locais, o gigante do comércio eletrônico Alibaba e uma companhia de propriedade do fundador da Alibaba, Ant Financial.

* Imagem reprodução

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