Cartão de crédito deve auxiliar aumento da inclusão financeira no Brasil

516
[tempo para leitura: 2 minutos]

A Minsait, empresa pertencente à Indra, acredita que a transformação digital dos meios de pagamento é um fator essencial para aumentar a inclusão financeira na América Latina. Apesar do avanço de novas tecnologias de pagamento, como QR Code e NFC (por aproximação), mais de 60 milhões de pessoas ainda não têm conta em banco no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Atingir esse público depende de um meio bastante popular no país: o cartão de crédito.

De acordo com o relatório de Tendências de Pagamento elaborado pela companhia, o Brasil se destaca como o país que mais usa esse meio de pagamento. Os dados mostram que 81,6% dos consumidores usam frequentemente o cartão de crédito, índice consideravelmente superior ao de outros países da região, onde esse percentual fica entre 60% e 70%.

“Na Minsait entendemos que a transformação digital dos meios de pagamento é uma ferramenta indispensável para alcançar os objetivos de inclusão financeira e disponibilizamos às entidades nossa experiência em digitalização de cartões virtuais com contas pré-pagas, criação de aplicativos de pagamento, bem como nossa carteira, que vendemos sob o rótulo branco e permite ao cliente final autogestão e pagamento móvel ”, disse Carlos Souza, diretor de serviços financeiros da Minsait no Brasil.

De acordo com a companhia, esse uso tende a crescer ainda mais nos próximos anos, impulsionado pelos cartões pré-pagos. “Essas ferramentas são amplamente utilizadas para receber doações, bolsas de estudo e outros fundos do Estado. A tendência de crescimento nos próximos anos está diretamente ligada à intenção dos governos de tentar reduzir o caixa para lidar com as taxas de fraude e o mercado não auditado”, afirmou o executivo.

Ao mesmo tempo, o uso constante de telefonia móvel na região impulsiona os pagamentos por meio de smartphones. Neste contexto, a modalidade P2P (Peer-to-Peer), que facilita o pagamento imediato entre indivíduos através de cartões virtuais pré-pagos, deve ganhar cada vez mais espaço na região.

Para suportar esse crescimento na região, a companhia lançou recentemente a ferramenta Onesait Banking Payments, que é capaz de cobrir todo o ciclo de produção e áreas de processamento dos meios de pagamento, melhorando a experiência na operação de cartão de crédito e débito e proporcionando maior agilidade, eficiência e segurança.

“Nossa solução difere da concorrência principalmente em sua flexibilidade para ser parametrizada, o que permite que os produtos sejam testados rapidamente no mercado e se adaptem às necessidades de diferentes instituições financeiras, tanto aquelas que estão conduzindo um processo de transformação como dos novos bancos digitais”, destacou Souza.

Isso é possível porque os sistemas da empresa evoluem permanentemente, tanto do ponto de vista tecnológico quanto da adaptação às novas regulamentações que podem surgir em cada país, graças ao roteiro que é planejado a cada ano com base no conhecimento do cliente e nas tendências do mercado.

*Imagem reprodução

Deixe uma resposta