FedEx e UPS fazem investimentos para competir com entregas da Amazon

A batalha de anos entre a Amazon e as empresas de varejo se espalhou pelo setor de transporte, com o FedEx e a UPS ajustando suas estratégias, já que a gigante da tecnologia, que antes era apenas um cliente, agora é uma grande concorrente.

O FedEx anunciou duas mudanças em seu relacionamento com a Amazon nos últimos meses, incluindo o término do contrato de entrega por terra. Enquanto isso, a UPS está explorando novas tecnologias, como drones e caminhões autônomos, para modernizar seus serviços de delivery.

As mudanças ocorrem quando a Amazon está montando sua frota de entrega, alugando aviões e oferecendo US$ 10 mil a seus funcionários para deixar a empresa e iniciar seu próprio negócio de entrega local.

“Acho que eles afirmaram que agora são concorrentes do setor de transporte”, disse Ken Hoexter, analista de pesquisa do Bank of America Merrill Lynch. “E a FedEx os viu claramente como um concorrente crescente, agora, com seus movimentos recentes.”

Assim como algumas empresas de varejo se sentem desconfortáveis ​​em trabalhar com a Amazon, que pode ser parceira ou concorrente, as empresas de transporte enfrentam um dilema semelhante. E com seus clientes enfrentando a Amazon em outros setores, as empresas de transporte podem precisar tomar partido.

Dan Neiweem, co-fundador e diretor da Avionos, fornecedora de serviços e soluções digitais, disse que, ao abandonar a Amazon, a FedEx pode se tornar mais atraente para os concorrentes da Amazon no varejo.

Ele comparou a situação com relatos de que o WalMart está pressionando alguns de seus parceiros a usar o Azure da Microsoft para computação em nuvem em vez do Amazon Web Services. O WalMart disse que “há um pequeno número de casos envolvendo nossos dados de vendas mais confidenciais que preferimos não estar na plataforma de um concorrente”, mas seus fornecedores podem escolher o serviço de nuvem que preferirem.

“Acho que o que você verá é que muitas das remessas em que a Amazon utilizava a UPS e o FedEx agora serão transferidas de outros varejistas que estão dizendo ‘ei, não tenho ninguém no meu espaço que trabalhe com a Amazon ‘”, disse Neiweem. “E você vê esse paralelo muito, muito estreitamente com a AWS e o Azure.”

O FedEx nunca confiou na Amazon para grande parte de seus negócios. Em um comunicado de junho anunciando que a empresa não seria mais atendida pela FedEx Express, a transportadora disse que a Amazon representava 1,3% de sua receita total em 2018, ou cerca de US$ 900 milhões.

Nessa perspectiva, a decisão do FedEx de cortar os laços com a Amazon faz sentido, disse Hoexter.

“Quando você vai aos seus centros de classificação, pode ver que o Walmart e o Jet são um grande cliente da FedEx, portanto, certamente esse relacionamento é tão importante, senão mais importante que a Amazon”, disse Hoexter.

“Portanto, se você precisar escolher um, se a UPS trabalhar mais com a Amazon e você com o Walmart, você trabalhará mais próximo desse último”.

Durante o seu crescimento, a Amazon confiou na UPS para grande parte de suas necessidades de remessa. A UPS está ainda mais exposta à Amazon do que a FedEx. David Ross, analista de pesquisa de transporte da Stifel, disse que estima que a UPS receba entre 7% e 9% de sua receita total da Amazon.

“Se você voltar 10, 15 anos, a UPS foi a transportadora de encomendas escolhida pela Amazon e, quando eles começaram a oferecer a entrega em dois dias, usavam muito a UPS”, disse Ross.

A Amazon começou a usar mais o Serviço Postal dos EUA depois que as empresas de entrega se esforçaram para entregar os pacotes dentro do prazo durante as férias de 2013, disse Ross.

As compras online continuaram a crescer desde então. De acordo com o US Census Bureau, o comércio eletrônico passou de aproximadamente 4% do total de vendas de varejo em 2010 para mais de 10% no início deste ano. A FedEx disse que espera que o comércio eletrônico cresça para 100 milhões de pacotes por dia nos EUA até 2026.

À medida que o comércio eletrônico cresceu, a Amazon começou a investir por conta própria e construiu uma rede de entrega considerável. A gigante da tecnologia pode não estar entregando muitos pacotes de terceiros no momento, mas Neiweem disse que esse é “o tipo de limite que eles ainda não ultrapassaram”.

A UPS e o FedEx também estão investindo em seus negócios, com as duas empresas expandindo a entrega para 7 dias por semana.

O FedEx, que afirmou ter “um forte relacionamento com varejistas de todos os tamanhos”, começou a oferecer aos lojistas um horário prolongado para a coleta de pacotes, fez parceria com lojas como a Dollar General para criar áreas de coleta de clientes e está experimentando um robô de entrega.

A UPS, que viu a demanda pelo transporte aéreo para entrega no dia seguinte aumentar 30% no segundo trimestre, investiu na TuSimple, uma empresa de transporte autônomo, e está formando uma subsidiária de drones chamada UPS Flight Forward. A empresa também está expandindo sua frota aérea e está planejando adicionar 11 aviões de carga este ano.

A crescente demanda por remessas rápidas pesou nos resultados financeiros de grandes empresas de remessas. Mais entregas em domicílio significa que as empresas de transporte ganham menos por parada do que se entregassem muitos pacotes em um local, como uma loja de conveniência.

Hoexter disse que as margens domésticas da UPS estão sob pressão nos últimos anos, e é aí que os analistas procurarão ver se seus novos investimentos e maior alavancagem com a Amazon estão funcionando.

“Conforme entramos na alta temporada, eles encontraram uma maneira de estabilizar essas margens, apesar do crescimento do comércio eletrônico? Essa será a chave do estoque. Quando você pergunta o que procuramos, é o lado da margem e o preço, se começarmos a ver isso melhorando ou estabilizando. Esse é o primeiro passo”, disse Hoexter.

Com o FedEx agora fora de cena, a UPS também poderá obter uma alavancagem de curto prazo nos preços, disse Hoexter. Essa oportunidade pode não durar muito, pois a Amazon continua a expandir sua própria rede de entrega e espera ter 70 aviões em sua frota até 2021.

Para o FedEx, a separação significa que a empresa pode mostrar que seu sucesso no comércio eletrônico não está vinculado à Amazon.

“O FedEx está apenas mostrando às pessoas que eles não precisam da Amazon para ser um bom negócio, e sentem que podem continuar a crescer sem ela. Acho que eles queriam se distanciar da Amazon de uma maneira que tornasse sua própria história de crescimento um pouco mais clara para as pessoas ”, afirmou Ross.

Fonte: CNBC
*Imagem reprodução

Redação

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