Um mundo em plena TRANSFORMAÇÃO

1568
[tempo para leitura: 2 minutos]

Se fosse para definir em uma única palavra o que se passa no mundo dos negócios atualmente, eu, sem sombra de dúvidas, diria que “TRANSFORMAÇÃO” seria a melhor opção para representar o que estamos presenciando e, principalmente, vivenciando.

O mundo vive uma verdadeira revolução sem precedentes e o impacto da economia digital vem rapidamente mudando as regras do jogo. Em especial com o fortalecimento cada dia maior do que podemos chamar de consumidor hiperconectado, permanentemente online e mobile.

Isso pode representar uma nova e poderosa oportunidade de crescimento para empresas que são conduzidas por líderes inquietos e inconformados, ou pela condenação dos negócios daqueles que permanecem na zona de conforto e acreditam que o que deu certo no passado, também poderá dar certo no futuro.

A maior alavanca de transformação no mundo é a internet e o uso intensivo dos disponíveis móveis, como ocorre no Brasil – onde o smartphone já é utilizado por cerca de 70% da população acima de 15 anos.

Novas tecnologias como big data, inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, robótica, reconhecimento facial, realidade virtual e, principalmente, o comércio digital são algumas das inovações responsáveis em grande parte pela força dessa revolução.

O momento é crucial já que as tecnologias são disruptivas e têm obrigado as empresas a reverem a estratégia de seus negócios, analisarem novos modelos de atuação e, muitas vezes, se reinventarem perante o mercado.

O salto tecnológico é realmente impressionante e se adaptar aos novos tempos, independente do setor de atuação, pode ser uma questão de sobrevivência.

Um grande desafio da maioria dos profissionais é conhecer a aplicabilidade de tantos conceitos inovadores e inspiradores, com as particularidades e a realidade de suas empresas e segmentos de mercado.

Hoje em dia, conteúdo inovador é acessível e democrático para todos. Porém, transformar toda essa informação adquirida em conhecimento é para poucos. E os que realmente fazem a diferença são os que são capazes de converter esse conhecimento em ações com resultados práticos.

Além disso, outra premissa básica para navegar num ambiente tão instável e desafiador é a capacidade da empresa em estar aberta e aprender através de metodologias utilizadas no mundo das startups, isto é, coragem para testar, errar e aprender com rapidez e agilidade. A cultura do “mindset” de crescimento sugere profissionais abertos às mudanças, que desafiam o ‘’status quo’’ e que sejam capazes de gerar valor para a empresa com soluções para esse novo consumidor.

Para continuar nesse jogo em plena TRANSFORMAÇÃO, é essencial se atualizar e ter a capacidade de definir novas diretrizes e iniciativas que façam a diferença para você, seu negócio e, sobretudo, seu cliente. A hora é essa!

NOTA: Os consultores de negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza participaram do LATAM Retail Show, o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, realizado entre os dias 26 e 29 de agosto. Agora, você pode levar para dentro da sua empresa todos os destaques do LATAM Retail Show relacionados a temas como transformação de negócios e o consumidor hiperconectado. Saiba mais sobre o Workshop in Company Pós Latam enviando mensagem para: consult@gseconsult.com.br.

* Imagem reprodução

Deixe uma resposta