Oportunidades para expansão, nunca surgiram tantas!

1395
[tempo para leitura: 2 minutos]

Estamos vivendo um momento no mundo dos negócios interessante, em que se fala muito em transformação, disrupção e de crescimento exponencial.

A tecnologia da informação, em evolução constante, independentemente do que está acontecendo no mundo, além de seu imenso potencial de melhorar o padrão de vida das pessoas, está gerando oportunidades para todos os perfis e tamanhos de empresas, de maneira nunca antes imaginada.

Uma infinidade de novos modelos de negócios está surgindo a cada momento em todo o mundo, apoiados por tecnologias em formato de plataformas que conectam pessoas, produtos e fornecedores numa simbiose perfeita, gerando renda e empregabilidade para milhares pessoas como, por exemplo, as diversas plataformas de mobilidade, de compartilhamento de espaços físicas como coworking ou Airbnb, os entregadores (de conveniência) da Rappi, iFood e muitos outros do gênero.

Por outro lado, a comunicação mais líquida, fluída e em tempo real aproxima empresas com as comunidades, com clientes e com todos os stakeholders da cadeia, permitindo uma maior troca de experiência, maior percepção do que está dando certo para os competidores e maior geração de ideias para novos negócios e novos formatos, além de gerar oportunidades para a realização de alianças e parcerias estratégicas.

Todo esse movimento tem um lado muito positivo, que é a geração de um mundo de oportunidades para as empresas expandirem seus negócios. Por exemplo:

O uso de parcerias entre empresas para escalar os negócios (como exemplo, a Lovebrands – parceria entre as marcas Balonê, Puket, Imaginarium e Chilli Beans) – marcas estas amadas pelos consumidores, em um mesmo espaço físico, oferecendo produtos que são complementares, sinérgicos e não concorrentes para o mesmo consumidor em todas as épocas do ano, viabilizando a operação em cidades menores;

O online e o físico se unem e aumentam as oportunidades de expansão com maior visibilidade para a marca – chegando a mercados onde ela antes não alcançava e com uma experiência cada vez mais diferenciada;

A evolução do delivery permitindo às empresas atenderem seus clientes onde quer que eles estejam e criando negócios e novos formatos para ampliar esse atendimento. Isso, consequentemente, favorece a expansão dos negócios.

Se, por um lado, alguns focam na crise e desaceleram os negócios, do outro, empresários estão atentos a estes movimentos, fazendo verdadeiras disrupções em modelos tradicionais e potencializando a expansão. E você, está do lado de quem?

* Imagem reprodução

Deixe uma resposta