Empresa de tecnologia Zippin faz parceria com Lojas Americanas

A Zippin, com sede em São Francisco, assinou um contrato de 18 meses com as Lojas Americanas para fornecer sua tecnologia sem checkout para lojas em todo o país. O varejista usará a tecnologia nas unidades da Ame Go, onde os clientes podem acessar a loja por meio do aplicativo Ame Digital da empresa.

As lojas Ame Go, sem caixa, variam de 250 a 3 mil pés quadrados e estão planejadas para áreas urbanas de alto tráfego, de acordo com um comunicado da Zippin. Uma loja com tecnologia Zippin já foi aberta no Rio de Janeiro e a próxima loja será inaugurada em São Paulo em setembro.

A tecnologia da Zippin, sem pagamento, usa learning machines, câmeras e sensores inteligentes para rastrear os movimentos dos compradores e a seleção de produtos. Os clientes são cobrados pelos itens que selecionam quando saem da Ame Go. “[As] novas Lojas Americanas fazem da Zippin a primeira empresa a implantar sua tecnologia sem checkout em uma loja pública ao vivo com um grande parceiro de varejo”, disse o CEO da Zippin, Krishna Motukuri, em comunicado da empresa.

A parceria da Zippin com a Lojas Americanas a posiciona como concorrente da Amazon Go, que tem 15 lojas e outras para abrir nos Estados Unidos. Mas, enquanto o Amazon Go se expande e o Ame Go começa, o cenário de varejo mais amplo pode ter mais dificuldade em mudar para lojas sem caixas. Uma questão é a presença física total e o desafio de modernizar as lojas existentes com sensores de prateleira inteligente ou sistemas extensos de câmeras. Outra é a quantidade de inventário a ser gerenciado por meio desse sistema.

Equipes menores tornam o desenvolvimento de lojas sem caixas mais gerenciáveis, mas também pode impedir o crescimento. A Juniper Research prevê que os gastos médios globais em lojas de checkout inteligente não excederão US$ 30 por visita até 2022. Até que um varejista esteja disposto a se arriscar em uma loja sem checkout de formato maior, o modelo de compras pode estar limitado a itens de conveniência.

Mas isso não gerou desistências. No ano passado, a Microsoft e o Walmart estavam considerando trabalhar juntos em um sistema de PDV sem caixa, e a startup Standard Cognition anunciou que planeja implementar seu sistema em dois varejistas ainda este ano, após uma rodada de financiamento da Série B.

Enquanto isso, os clientes parecem estar prontos para o crescimento das opções de self-checkout e sem checkout. Em um relatório de janeiro de 2019 da empresa de tecnologia SOTI, 73% dos compradores pesquisados ​​disseram que preferiam a tecnologia de varejo de autoatendimento em vez de interagir com os colaboradores da loja.

Com informações do site Retail Dive
* Imagem reprodução

Redação

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