CEO do Grupo Your detalha as características do mercado de franchising da Europa

528
[tempo para leitura: 2 minutos]

O desafio de expandir atuação e atuar em novos mercados será discutida no 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. O painel “Franchising Transcontinental”, no dia 2 de outubro, discutirá os mercados da Europa, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. A CEO do Grupo Your, Sara do Ó, vem ao país para abordar as características dos negócios no mercado europeu. A executiva vai falar sobre como o mercado do velho continente vem desenvolvendo as melhores práticas para a expansão dos negócios.

“A Europa, principalmente nos países da União Europeia, possui uma enorme mobilidade de cidadãos e produtos. Esta circulação livre de mercadorias, serviços, capitais e pessoas torna a expansão dos negócios muito mais atrativa. Houve ainda a criação da União dos Mercados de Capitais, uma reforma que permite a mobilização de capitais para PME e para os projetos de infraestruturas que precisem de capitais para se expandir e criar emprego. São exemplos de práticas que têm vindo a incentivar cada vez mais investidores a apostarem no continente”, explica.

O Grupo Your, fundado por Sara do Ó, atua oferecendo serviços de apoio especializado nas principais áreas de suporte à gestão. A empresa possui escritórios em Lisboa, Porto e Viseu (em Portugal) e Luanda (em Angola). Ela destaca que o mercado europeu de franquias vive um bom momento.

“Depois de anos de uma severa crise econômica onde houve uma diminuição do nível de confiança dos investidores e uma maior dificuldade de obtenção de crédito, estamos finalmente numa conjuntura muito favorável de crescimento econômico. Houve um aumento no mercado das franquias, que se deve à aposta dos vários governos dos países da Europa em reformas e incentivos a pensar nos investidores, esta é sem dúvida uma fase de crescimento e a altura ideal para apostar no mercado”, explica.

Esse bom momento da Europa pode atrair atenção também de marcas de outros países, como o caso do Brasil. A CEO do Grupo Your ressalta duas dicas importantes para empresas brasileiras interessadas em atuar no país ibérico. “Conheça o seu público, embora haja uma grande mobilidade entre países, cada um tem uma cultura muito diferente entre si. Além disso, procure um parceiro local, para garantir que se evitem pequenos erros que podem afetar significativamente a expansão”, ressalta.

Sara do Ó é formada em controle e gestão financeira no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), com pós-graduação em Contabilidade e Fiscalidade pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Começou a construir sua carreira na KPMG, uma das quatro maiores empresas de prestação de serviços profissionais do mundo. Ela decidiu abrir mão de uma carreira promissora para inovar e criar seu próprio negócio, o Grupo Your.

O Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, promovido pelo Grupo BITTENCOURT, chega a sua 10ª edição com o tema “Transformação: Cultura | Liderança | Inovação”. Os debates serão conduzidos por diversas lideranças de destaque como Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans; Greg Nathan, maior especialista mundial em relacionamento nas redes de franquias, entre outros.

* Imagem reprodução

Deixe uma resposta