Decola Foodservice | Brasil 2020

Seria otimismo demais esse título? Trabalho há mais de 20 anos nesse mercado e, como todos os envolvidos no sucesso da cadeia, tenho ciência dos desafios que ainda temos pela frente, mas, em 2020, entraremos de fato em rota de recuperação e crescimento do setor de foodservice.

Os dados divulgados pelo Instituto Foodservice Brasil apontam evolução de 4% no faturamento do setor, impulsionado primariamente pelo crescimento do tráfego (3%) seguido pela evolução, ainda tímida, do ticket médio, e, esse crescimento se mantém por quatro quarters seguidos, segundo o estudo CREST que subsidia essa informação. As perspectivas de redução do desemprego e crescimento do PIB previstas pelos especialistas também desenham um cenário de recuperação. Tudo isso somado ao novo ambiente político nos indica novos e bons ventos.

Certamente não há motivos para euforia, mas, o fato é que em tempos de crise tendemos a assumir uma postura menos arrojada, a reduzir investimentos, adiar a tecnologia e quase que deixar de inovar para “sentir o que vai acontecer”. O problema é que estamos convivendo com esse cenário há cerca de três anos e o que vai acontecer (se já não aconteceu) é o seu cliente trocar a sua empresa por outra! Porque mesmo pensando mais sobre suas escolhas ou buscando promoções, o consumidor segue exigente e cada vez mais empoderado sobre o que deseja.

No box a seguir apresentamos os 12 tópicos elencados pelo The Culinary Institute of America, President and Fellows e Harvard College num estudo compartilhado desenvolvido desde 2015 que mapeia, ano a ano, a evolução dos menus dos negócios de foodservice americanos mais influentes no setor.

Esses tópicos fazem sentido para o seu negócio? Eles refletem o que o consumidor brasileiro busca?

Nos últimos três anos você atuou sobre esses pontos? O que pretende fazer para os próximos três anos?

É com esse espírito que eu gostaria de sugerir algumas ações objetivas para a construção de um modelo de gestão de alta performance:

  • Aprofundar a análise de custos: matéria prima, mão de obra e outras despesas. Nem sempre a melhor decisão é cortar, mas analisar a combinação desses itens com tecnologia, novas formas de se abastecer, atualização do mix de produtos, alianças estratégicas, novas formas de ocupação ou expansão para o negócio.
  • Preparação e treinamento da equipe: execução é fundamental no foodservice e mesmo com toda tecnologia possível, num único momento de contato com a equipe ou ao receber o produto, se o cliente não se sentir bem atendido, ou não identificar a qualidade desejada/prometida, ele não voltará. Assim, investir na preparação do time é fundamental. Ele precisa estar apto e motivado a comunicar a proposta de valor da marca e encantar cada cliente.
  • Vendas: quanto mais estudamos, mais identificamos oportunidades perdidas. Atendimento mal feito, mix equivocado, atritos não resolvidos nas relações com o cliente, pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre o comportamento do cliente não realizados ou não analisados. Mergulhe, use todo seu arsenal para aprender, entender seu cliente, comunicar e evoluir suas estratégias de vendas.
  • Atualização e inovação: aprender com mercados que se superaram, se inspirar com iniciativas disruptivas, antever tendências, trocar com os líderes de diferentes empresas, tudo isso é fundamental.

Assim, encerro esse artigo lhe fazendo dois convites: o primeiro para que reveja seu plano estratégico e cruze com esse roadmap definindo suas prioridades. Se precisar de qualquer ajuda, conte conosco. E o segundo é para que faça parte da nossa delegação para a NRA Show entre os dias 13 e 19 de maio de 2020 – toda curadoria será voltada para estimular o mindset “Decola Foodservice | Brasil 2020”, em um grupo restrito em número de participantes com um programa específico para Operadores e outro para Indústria/Distribuidores, além de muita troca, networking e conteúdo complementar de altíssima qualidade no Foodservice Executive Summit, com convidados internacionais de peso.

Espero ter contribuído para suas reflexões e desejo fazer mais e melhor pelos seus negócios.

Até mais!

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram

#gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #nrashow2020 #consultoriafoodservice #delegacaogslibbra #ifb #institutofoodservicebrasil

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist