Compras online: Itaú amplia parceria com o PayPal

629
[tempo para leitura: 2 minutos]

O Itaú e o PayPal firmaram uma parceria que permitirá aos correntistas incorporarem seus cartões de crédito à carteira digital, com intuito de facilitar as compras no e-commerce internacional. Anunciado em um encontro na última terça-feira (9), o projeto começou com alguns clientes do Itaucard e Credicard, mas nesta sexta-feira já está disponível para todos os usuários do banco.

Podem ser vinculados ao PayPal qualquer cartão do banco, independentemente se tem ou não conta no PayPal. Para clientes com perfil desatualizado no PayPal, basta atualizá-lo pelo app da carteira. A novidade é que a adesão pode ser feita pelos correntistas através dos apps Itaú, Itaucard, Itaú Personnalité e Credicard.

O acordo entre as duas empresas foi firmado no segundo semestre de 2018. No caso, o Itaú usou a API do PayPal para permitir o onboarding. Atualmente, o Itaú tem 33,8 milhões de cartões emitidos. E o PayPal tem 4 milhões de usuários no Brasil.

Segundo Rubens Fogli, diretor de pagamentos digitais do Itaú Unibanco, a entrada da carteira “fecha o ciclo” de plataformas que a instituição propõe aos seus clientes. Ele refuta uma possível canibalização do PayPal ante outros canais de pagamento do Itaú, como o iti.

“A estratégia nossa com a carteira digital vem de três anos com a Rede Pay. Depois mudou para uma tática agnóstica para ter todas as carteiras do mercado. A ideia é o cliente escolher a melhor opção para ele”, disse Fogli. “Hoje no e-commerce internacional, o PayPal é o que atende melhor o cliente. O iti entra com o QR Code e conta digital. E Apple, Samsung e Google com pagamento por aproximação”.

Já, Carlos Nomura, líder de pagamento do PayPal, explicou que a principal vantagem da parceria é “poder gerenciar todos os cartões em um lugar só”, com o cliente escolhendo a sua forma de pagamento preferida. O executivo ainda ressaltou que a parceria contribui para “estimular a compra internacional” com os clientes do Itaú, uma vez que o PayPal é aceito em mais de 22 milhões de estabelecimentos no mundo.

Inicialmente atendendo apenas cartão de crédito, a expectativa é que o onboarding para cartão de débito seja feito entre o final deste ano e o começo de 2020. “Queremos colocar o débito no PayPal”, afirmou o diretor do Itaú. “É interessante para nós, pois o cliente do cartão de débito tem pouco acesso à compra na web. A adesão deve sair em 2020 ou ainda neste ano”.

Pesquisa: “Como as fintechs e os bancos podem democratizar os serviços financeiros na América Latina”

Durante o evento, a consultoria IDC apresentou uma pesquisa encomendada pelo PayPal que analisou os hábitos de uso de moradores do Brasil, Colômbia e México e os dados apresentados mostram que a adesão de plataformas digitais para resolver questões bancárias só tende a crescer.

No Brasil, por exemplo, 65% das pessoas usam aplicativos das instituições bancárias para abrir contas ou contratar novos serviços. Nosso país também conta com uma avaliação alta no quesito confiança em bancos digitais: enquanto a pontuação de confiança média em fintechs que não possuem agências físicas está em 5,8 por conta da soma dos três países, a avaliação dos brasileiros ficou em 7,4.

De acordo com a pesquisa, os clientes costumam ir à agências apenas para determinadas funções, como impressão e depósito de cheques ou solicitação de empréstimos. Porém, com a implementação de novas ferramentas, a tendência é que o uso de smartphones fique cada vez maior.

* Imagem reprodução

Deixe uma resposta