Pomarola reformula produtos e posicionamento de marca

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Em uma nova fase da estratégia para atualizar seu portfólio de atomatados, a Cargill renovou o Pomarola, com nova marca, receita, ingredientes, portfólio e embalagens. O objetivo da mudança foi atender as demandas dos clientes que buscam uma alimentação mais equilibrada. Todas as variantes da linha Pomarola ganharam novas receitas, com redução da quantidade de sal, uso dos temperos de maior preferência dos consumidores e ingredientes simples. O principal item, Pomarola Tradicional Sache 340g, por exemplo, teve uma redução de 45% de sal em comparação com a receita anterior.

Além de explorar os atributos do produto, a marca passou a contar com uma identidade visual  mais moderna e atrativa. “Pomarola busca levar o frescor do tomate aos nossos consumidores, de forma prática, acessível, natural e gostosa”, disse Tatiana Zambon, diretora de Marketing e Comercial para a divisão de consumo da Cargill Brasil.

“Elevamos o nível da categoria e desmitificamos a ideia de que o alimento mais natural não é para todos. Controlamos a origem dos nossos tomates, sabemos de onde vêm, conhecemos e treinamos nossos agricultores e nos comprometemos a colher o que de melhor a natureza tem a oferecer. Assim, valorizamos aquilo que está presente em todo o processo de plantação e produção de nossos tomates”, explicou a executiva.

A Cargill conta com uma de rede de 50 produtores exclusivos de tomates na região de Goiânia (GO), que recebem o suporte completo com técnicos, agrônomos e supervisores especializados. Essa ajuda vai desde a utilização de fertilizantes e distribuição de sementes até o consumo de água necessário para a produção. Dessa forma, todo o processo é controlado, da plantação até a colheita.

O portfólio da marca foi simplificado, garantindo um posicionamento simples e claro. A partir de agora, o produto estará disponível em três linhas: Tradicional, com a praticidade do molho pronto para as refeições do dia-a-dia; Sabores, para receitas especiais, que vão do  manjericão à bolonhesa; e Chef, composta por molhos premium e ingredientes selecionados para momentos diferenciados.

Atrelado às mudanças de receita, a identidade visual e verbal da marca foram rejuvenescidas. As cores estão mais vivas e modernas, para chamar atenção do consumidor e se diferenciar nas prateleiras dos supermercados. O logo também foi modernizado, com traçado orgânico e gestual. Na comunicação, foi reforçada a conexão dos consumidores com a fazenda, o frescor dos ingredientes e o sabor do tomate.

Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra, afirmou que a estratégia segue as novas exigências do consumidor, que quer consumir produtos mais saudáveis, além de acertar na simplificação do portfólio. “A Pomarola dá mais um passo em direção à diferenciação. O fato de ser a marca favorita dos consumidores é sem dúvida importantíssimo e agregado a isso, a marca avançar em qualidade do produto a partir da redução de sal, adição de temperos favoritos pelos consumidores e controle de origem é muito bom”, disse.

*Imagem reprodução

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