Caminhos para crescer num mundo tão disruptivo

2450
[tempo para leitura: 2 minutos]

A velocidade das mudanças no mundo e nos negócios provoca muitas reflexões de como encarar tantos desafios e incertezas.

E certamente um dos temas que mais desperta atenção de todos é de como podemos nos manter atualizados e competitivos profissionalmente diante de tantas inovações.

Aparentemente, não existem receitas milagrosas, pois o sentimento geral de que o “amanhã” será diferente do “hoje” é muito latente e tudo parece ser muito imprevisível.

Mas existem caminhos para facilitar essa jornada de aprendizados, já que esse movimento de transformações é vivo, orgânico e, principalmente, constante.

Um dos temas mais discutidos entre profissionais é sobre o “mindset”, que resumidamente é a atitude mental com que encaramos a vida (pessoal e profissional).

Num contexto de tantas mudanças nos modelos de negócios, pessoas mais propensas ao sucesso acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de muito trabalho, boas estratégias e orientação.

A curiosidade em aprender todo dia, estar com a mente aberta para abraçar novos desafios são premissas fundamentais para conservar e ampliar qualquer crescimento profissional. Aprender com a crítica e encontrar lições e inspirações nos outros também são características do perfil de profissionais mais adaptados ao mundo de hoje.

É notável a importância dessa mentalidade e depoimentos de profissionais de sucesso que trabalham essa ideia validam o poder de atitudes desse tipo. Recentemente, presenciei num seminário de negócios duas profissionais de destaque em suas áreas testemunhando que tem o hábito diário de interagir e se relacionar com colaboradores de suas empresas da geração Z (nativa digital), para buscar aprendizado e inspiração. E que em todas as reuniões, das operacionais às estratégicas, sentem-se frustradas quando não aprendem algo novo ao final dos encontros.

São exemplos como esses que validam que é preciso ter a capacidade de ser e pensar diferente nos dias de hoje.

Além de encarar a vida de forma diferente, conhecimento é fator chave para estar atualizado e se manter competitivo. E muitas vezes um ótimo caminho para se inspirar, ter insights e acesso a boas práticas de mercado é buscar respostas ‘’fora’’ de suas empresas.

Provocar oxigenação de ideias em outros setores, em outros mercados, com outros profissionais, passa a ser pauta cada vez mais constante na agenda de investimentos das empresas. Missões de negócios, study tours, workshops in company, entre outras iniciativas são bons exemplos de ações que geram reflexões de fora para dentro e devem ser disponibilizadas para colaboradores de todos os níveis das empresas.

Mas não vamos nos iludir, pois o que realmente faz a diferença é ter a capacidade de aplicar novos conhecimentos e conteúdos em resultados práticos para você e sua empresa.

Para isso existem diversas metodologias que podem apoiar e facilitar essas iniciativas de maneira organizada e estruturada. Conduzir esses trabalhos utilizando apoio de consultores especialistas garante geração de ideias e novas diretrizes que tenham valor e façam sentido para o seu negócio e, principalmente, para o momento da sua empresa.

O momento não permite ficar na zona de conforto e a atitude de mudança utilizando caminhos como esse depende só de você. Colocá-las em prática é uma decisão só sua e de sua empresa. Aproprie-se dessa maneira de pensar, pois é o melhor caminho para o futuro.

NOTA: As metodologias aplicadas pelos consultores de negócios do Grupo GS&Gouvêa de Souza consideram etapas de oxigenação em todos os projetos que envolvam transformação de negócios num mundo cada vez mais digitalizado. Acesse nossos cases e conheça melhor nossa forma de atuação: http://gseconsult.com.br/casos-de-sucesso/.

* Imagem reprodução

Deixe uma resposta