29% das compras online no Brasil já são feitas de dispositivos móveis

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As compras realizadas por meio de dispositivos móveis vêm crescendo no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela empresa de tecnologia financeira FIS, 29% de todas as vendas online feitas no Brasil aconteceram por via mobile. No mundo, segundo dados do Retail Global Payments Report, o comércio mobile irá crescer mais rápido que qualquer outro canal até 2022.

O continente líder na utilização do m-commerce é a Ásia. Na China, os pedidos feitos por smartphones representam 81% das compras online. Mas, de acordo com a FIS, o comércio móvel, conhecido como m-commerce, deve registrar crescimento significativo na América Latina, Europa, Oriente Médio e África até 2022.

Os crescimentos mais rápidos nas compras via smartphone devem acontecer na Argentina, com 49%; seguida por Brasil com 32%; Espanha, 31% e Turquia, com 25%. Estes resultados são impulsionados pelo aumento da popularidade das carteiras digitais.

“À medida que o mCommerce continua a ganhar força na América Latina, varejistas de todos os portes estão se voltando para o celular e para as redes sociais como canais de compra importantes para os consumidores. Adaptar-se a essas preferências do consumidor é essencial para quem busca oferecer o melhor serviço e fidelizar os clientes,” disse Juan D’Antiochia, general manager de Global Enterprise eCommerce e Merchant Solutions da FIS para América Latina.

Em relação aos meios de pagamento, no Brasil, os cartões de crédito são os favoritos para as compras online, com 30% do mercado, devido às opções de parcelamento que oferecem. Enquanto isso, o boleto bancário ocupa o primeiro lugar entre os três métodos de pagamento alternativos mais utilizados do país, seguido por transferência bancária e PayPal.

A rápida adoção de dispositivos móveis está alimentando a proliferação de carteiras digitais, tanto online quanto no ponto de venda. Como resultado, elas foram utilizadas em 37% de todas as transações de comércio eletrônico em todo o mundo em 2018. Com o aumento do uso de carteiras digitais, os varejistas devem oferecer uma experiência de compra atraente ao otimizar seus websites e aplicativos, proporcionando uma experiência mais personalizada.

No Brasil, as carteiras digitais responderam por apenas 10% dos pagamentos online. Entre os consumidores que já adotaram a opção, os principais atrativos são a conveniência e segurança. Para os varejistas, encontrar a oferta certa de carteiras digitais será mais importante do que nunca para aumentar a fidelidade do cliente, além de garantir uma jornada de pagamento mais segura e sem atritos.

Por outro lado, os cartões continuam sendo os preferidos nos universos físico e online. O pagamento com crédito e débito é impulsionado em todo o mundo por uma parcela crescente de consumidores com contas bancárias. Segundo dados do Banco Mundial, no Brasil, a população com conta em banco cresceu entre 2011 e 2017 e agora representa 86,5% dos brasileiros com mais de 15 anos.

Os serviços de valor agregado oferecidos pelos emissores de cartão, como recompensas, cashback e descontos, bem como o desejo dos governos locais de migrar as economias da população do dinheiro vivo para a digitalização de pagamentos, também contribuem para o atual cenário. Esses fatores contribuem para o alto índice de uso de cartão de crédito em países como Argentina, Turquia, Japão, Hong Kong e Brasil, que é o líder na América Latina.

“Para que varejistas brasileiros sejam bem-sucedidos ao atuarem em um país tão grande e diverso, eles precisam entender as preferências do consumidor local e oferecer a seleção de métodos de pagamento ideal para suprir suas expectativas. O objetivo não é oferecer todas as opções disponíveis, mas sim focar nas que se adaptam melhor ao seu modelo de negócio e às necessidades dos seus clientes,” analisou D’Antiochia.

* Imagem reprodução

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