Apetite animal na Black Friday 2019

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A Black Friday ganhou tração no varejo brasileiro e nessa edição parece estar mais madura do que nunca. No começo a participação do foodservice era extremamente tímida e nesse ano alguns dos gigantes do segmento de QSR (Quick Service Restaurant), McDonald´s, Burger King e Bob´s ampliaram sua estratégia para o evento com artilharia muito pesada!

Seis sanduíches por R$ 15, dez sanduíches por R$ 20, combos, sobremesas por cinquenta centavos… Tudo isso (e muito mais) condicionado a baixar o aplicativo oficial da marca, usar QR code, utilizar plataforma específica de pagamento para obter mais vantagem, exclusivo para pedido presencial, exclusivo para pedido por delivery… ou seja, essas marcas têm uma estratégia fortíssima para mapear cada uma das interações com os clientes durante a Black Friday.

Sabemos que muitos dos preços divulgados estão abaixo do custo de produção desses alimentos, então seria uma opção das redes trabalharem com prejuízo? Quais os impactos para o caixa da empresa? Na verdade, não é bem assim… as redes se apoiam em parceiros para estruturar essas ações e, com objetivos ganha-ganha dividem essa conta.

Benefícios para a Rede Benefício para o Parceiro
  • Estimular o download do app da marca e, assim, conhecer mais sobre seus clientes, seus hábitos e comportamentos de compra.
  • Ampliação do seu modelo de gestão de big data, colocando mais clientes em sua base. Além de poder acessá-los em outros momentos.
  • Forjar a utilização das plataformas de delivery. Estimulando um novo hábito de consumo, tão desejado pelas plataformas e super apps.
  • Romper a barreira de utilização da carteira digital como meio de pagamento.

Um parceiro que figura nas promoções tanto do McDonald´s quanto do Burger King é o Mercado Pago. Trata-se de uma plataforma que permite receber e fazer pagamentos totalmente online. Sem tramitação de dinheiro ou cartões físicos (plástico), o consumidor só precisa adicionar as informações dos seus cartões de crédito e débito à plataforma e, utilizando seu celular, realiza transações à vista ou parceladas.

Redução de atrito, segurança e velocidade são alguns benefícios da carteira digital, algo extremamente disseminado em países como a China e deve se consolidar como um novo e consistente passo do processo de digitalização das interações dos consumidores com as marcas no Brasil em suas operações financeiras. Talvez, em breve, vejamos a carteira digital integrada ao conceito de reconhecimento facial… veremos! Por hora… vamos acompanhar os números dessa, que parece ser, a Black das Blacks no Brasil.

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* Imagem reprodução

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