Como e onde os paulistanos e turistas consomem na capital?

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Para comemorar o aniversário de 466 anos de São Paulo, a Uber divulgou a lista atualizada dos principais pontos turísticos visitados pelos paulistanos utilizando o app no último ano. O ranking foi dividido em quatro categorias: parques, teatros, ruas de compras e ruas boêmias.

Os resultados, que refletem um pouco da cultura da cidade, e como paulistanos e turistas costumam se divertir, são baseados em viagens realizadas com os motoristas parceiros ao longo de 2019.

Os campeões de cada categoria são: Rua Augusta, como rua mais boêmia; Oscar Freire, como a principal rua de compras; Ibirapuera, como parque mais visitado; e Theatro Municipal, como teatro mais frequentado. Confira o ranking completo:

Ruas boêmias
Pelo segundo ano, a Rua Augusta lidera o ranking das ruas boêmias. A Rua dos Pinheiros apareceu pela primeira vez.

  1. Rua Augusta
  2. Rua Aspicuelta
  3. Rua dos Pinheiros

Ruas de compras
A Rua José Paulino subiu uma posição no ranking, passando a ocupar o segundo lugar.

  1. Rua Oscar Freire
  2. Rua José Paulino
  3. Rua 25 de Março

Parques
O 3° lugar que antes pertencia ao Parque da Independência, agora fica com o Parque do Carmo.

  1. Ibirapuera
  2. Villa Lobos
  3. Parque do Carmo

Teatros e casas de espetáculo
O Theatro Municipal agora lidera o ranking dos teatros mais visitados de Uber.

  1. Theatro Municipal
  2. Teatro Renault
  3. Sala São Paulo

Conversamos com Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP e ele nos contou um pouco a respeito da perspectiva do consumo para lazer em São Paulo:

Faça uma breve descrição do novo momento do consumidor, ultraconectado e cada vez mais em busca de experiências e conveniência:
“É interessante como a qualidade de eventos e locais para lazer melhorou consideravelmente com o passar dos anos, temos hoje muito mais eventos de grande porte, alternativas de passeios e parques e até mesmo mais restaurantes premiados internacionalmente. Por conta disso, o nível de exigência das pessoas em relação à expectativa que tem com um evento, um restaurante, ou um passeio tem aumentado em ritmo similar ao crescimento da oferta desses tipos de serviços e locais de lazer e entretenimento.

Com o aumento da expectativa, locais que conseguem criar boas experiências, ou conseguem entender como captar de melhor maneira novos clientes, consumidores e participantes, tem conquistado a preferência dos consumidores. Na hora de um passeio em família, um jantar romântico, ou um momento mais descontraído com os amigos, as pessoas tem buscado mais do que simples locais, experiências que tornem os momentos ainda mais especiais.”.

O imediatismo do consumidor tem relação com as suas escolhas na hora do lazer?
“Acredito que isso depende um pouco. Se estivermos falando de restaurantes, bares e lanchonetes, acredito que muito também pode se dar em conta da massiva divulgação destes de promoções e vouchers pelas redes sociais e aplicativos, ou seja, quanto mais “digitalizadas” as ações do local, mais chances de atraírem mais clientes. No caso de locais como parques, museus, entre outros, acredito que não se trata de imediatismo, mas talvez de alguma oportunidade por ser um local mais próximo ou de mais fácil acesso do que imediatismo mesmo.”.

Trace um paralelo entre o mercado há alguns anos e o mercado hoje, no qual quem consome valoriza muito mais a experiência na hora da compra.
“Se antes o varejo é um simples intermediário entre quem produzia e quem comprava, com o passar do tempo ele vem se tornando muito mais do que somente um ponto de venda, mas um ponto de experiência, um ponto de contato com as marcas. O mesmo se dá em relação à esses locais focados em lazer e entretenimento: um restaurante ou bar se trata muito mais do que um local que vende um prato interessante ou tem uma cerveja gelada na temperatura ideal. O ambiente completo e suas minucias de atendimento e serviço ajudam a compor a experiência que o cliente vem hoje buscando.”.

* Imagem reprodução

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