Quem avisa amigo é!

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Foco no cliente
[tempo para leitura: 3 minutos]

No último dia 6 aconteceu, em São Paulo, evento da GS&MD Gouvêa de Souza, o Retail Trends, onde foram apresentadas as 10 tendências mais relevantes observadas no NRF Retail’s Big Show 2020, em Nova Iorque.

Como vivemos num mundo de negócios em plena transformação, buscar em eventos como esse conhecimento, insights e referências de modelos de negócios internacionais pode ser uma fonte de inspiração relevante na construção de diretrizes para evolução de qualquer negócio local.

Este contexto refletiu no perfil dos participantes que foram representados por profissionais diversos de grandes empresas da indústria, varejo, serviços que atuam nesse ambiente de negócios desafiador e estudam o comportamento da jornada de compra de um consumidor diferente do passado.

Com uma agenda que garantiu conteúdo e curadoria diferenciada durante o dia todo, certamente um dos pontos altos do evento foi o painel de encerramento que teve a participação de executivos renomados de empresas como Natura, Magazine Luiza, Riachuelo, Telhanorte e Multicoisas.

Após discussões, depoimentos, reflexões exploradas durante o painel, Marcos Gouvêa de Souza, moderador e anfitrião do evento fez uma provocação pedindo para que esses profissionais pudessem dividir em poucas palavras uma mensagem final para os mais de 800 participantes da plenária a partir da experiência deles e principalmente de tudo que havia sido discutido.

E de forma unanime e objetiva, mesmo com abordagem diferente prevaleceu entre esses profissionais o recado da importância do negócio SER CONSISTENTE e com foco no consumidor nos dias de hoje.

Mas o que é ser CONSISTENTE no mundo de negócios? De forma objetiva é garantir um modelo com proposta de valor realmente relevante que garanta crescimento, sustentabilidade e perenidade no mercado.

A mensagem parece ser obvia, mas sinaliza que existe muita superficialidade por aí. Muito marketing e ‘’espuma’’ na venda e pouca entrega e execução no pós venda. Muitos planos de negócio com PowerPoints bonitos e criativos “embasado” por planilhas de Excel frágeis e insustentáveis. Muita ação e investimento no Front end e pouca base e estrutura organizacional no Back end. Em resumo, iniciativas e projetos que quando saem do papel não são aplicados de forma efetiva e com resultados práticos.

“Avisos” do mercado como esses reforçam a necessidade de desenvolver pilares em seus negócios pautados pelo consumidor no centro das atenções. Oferecer para o mercado produtos e serviços que atendem esse cliente cada vez mais digitalizado que busca conveniência, praticidade e melhor preço parece que é para poucos. Não é a toa que uma das consequências da crise da qual passamos e estamos agora saindo de forma lenta é caracterizada por empresas que sucumbiram ou ficaram para trás.

Houve e continuará havendo grande consolidação em vários setores de mercado e quem não aproveitou para organizar a casa nos últimos anos certamente terá muita dificuldade de recuperar o tempo perdido num ambiente com perspectivas de recuperação de consumo.

Construir um modelo que garanta que o consumidor interaja com sua marca em diferentes canais numa jornada que começa no digital e termina na loja física ou vice versa através de uma experiência POSITIVA é o ponto de partida para ser relevante e consistente num ambiente tão disruptivo.

Manter na mente insights como os que foram transmitidos em eventos como esse e constantemente revisitar conceitos e ensinamentos de uma gestão moderna é um hábito saudável para não se perder no dia a dia da empresa ou permanecer na zona de conforto.

A mensagem é clara, sem consistência sua vida nos negócios não será fácil. Quem Avisa Amigo É!

NOTA 1: a GS&Consult, consultoria de negócios da Gouvêa de Souza atua da estratégia a operação. Na consultoria adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio. Acesse os nossos cases e conheça melhor nossa forma de atuação.

NOTA 2: muitas dessas reflexões brotaram das discussões e apresentações feitas durante o Retail Trends – Pós NRF 2020 realizado em São Paulo, no dia 6 de fevereiro e que agora serão apresentadas em importantes cidades no Brasil. Veja abaixo a agenda dos Retail Trends – Pós NRF.

Agenda Retail Trends Pós NRF 2020
18/02 – Curitiba (acontecendo hoje)
05/03 – Rio de Janeiro
11/03 – Recife
18/03 – Porto Alegre
24/03 – Salvador
02/04 – Belo Horizonte
07/04 – Florianópolis

* Imagem reprodução

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