Dia do Consumidor: cuidados em compras online realizadas pelo celular

81
como-comprar-barato-online
[tempo para leitura: 2 minutos]

O calendário do varejo tem atraído cada vez mais, o público ávido por promoções e facilidades, principalmente em lojas online. A sazonalidade também tem despertado os hackers, que navegam em busca de alvos vulneráveis para roubo de dados e clonagem de cartões.

Páginas falsas e links maliciosos podem estar ‘camuflados’ de promoções tentadoras em marketplaces, sites e aplicativos de compras.

No final de 2019, Black Friday e Natal causaram movimentações consideráveis para o comércio on-line. Um levantamento da consultoria Ebit/Nielsen, realizado logo após a Black Friday, em novembro passado, apurou faturamento acima de R$ 3 bilhões, entre véspera e dia das promoções, o que significa um aumento de 23,6%, em relação ao mesmo período, em 2018. Agora, com datas como Páscoa e Dia das Mães, as expectativas não são diferentes.

O mês de março tem um significado para o varejo por conta da Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 e já considerado como a data de grandes descontos. Assim como comércio e consumidores estão se preparando para as promoções especiais do período, os ‘cybers criminosos’ também já planejam seus ataques.

As fraudes ocorrem de diversas formas, seja a partir de um link malicioso ou imagens no WhatsApp ou ofertas agressivas em aplicativos e sites.

“Algumas datas no calendário do varejo brasileiro têm sido muito significativas no sentido grande movimentação de dinheiro, inclusive no comércio virtual onde o público malicioso fica mais ativo nas tentativas de captura. Acredito que chegou a hora para algumas reflexões sobre a forma como estão lidando com a questão da segurança digital. Proteção deve ser prioridade, principalmente neste momento de invasões, fraudes e golpes de todas as modalidades. alerta Marcus Garcia, vice-presidente de Produtos da FS, empresa que desenvolve produtos e serviços de segurança digital.

Proteção e alertas!

“Não adianta ter dispositivos de última geração, se não se blinda. À medida que as tecnologias se tornam avançadas, os criminosos criam mecanismos para quebrar qualquer tipo de dificuldade de acesso. Por não saber identificar se está navegando em ambiente seguro, o usuário final acaba direcionado para páginas falsas onde, ao utilizar cartão de crédito para pagamentos ou preencher algum tipo de formulário, acaba com o mesmo clonado e as informações pessoais em risco”, alerta Garcia.

Para que não haja dores de cabeça é sempre bom ficar atento ao que está sendo oferecido nos anúncios das promoções e, antes de fazer qualquer tipo de transação online proteger o celular ou tablet para que a navegação seja segura e sem abertura para qualquer tipo de tentativa de fraude.

“Nós trabalhamos intensamente no desenvolvimento de soluções para segurança e posso garantir que estamos nas melhores práticas atualizadas para tender e segurar nossos clientes. O app Hero é hoje, uma opção completa de segurança e otimização do celular com alertas em tempo real, que avisa o que está acontecendo no dispositivo, inclusive as tentativas de ameaças.” reforça o executivo.

Entre as dicas de segurança para quem pretende aproveitar as oportunidades do Dia do Consumidor, agora em março, o executivo da FS elencou tópicos importantes para quem tem o hábito de realizar compras online:

  • Desconfie de qualquer oferta muito agressiva. Por trás desses links pode haver roubo de dados, senhas e informações sigilosas que estão armazenados no dispositivo;
  • Prefira acessar os sites das lojas digitando o endereço e não por meio de links recebidos ou divulgados e nas redes sociais. o WhatsApp não tem os anúncios, mas oferece risco;
  • Escolha sempre uma solução completa de segurança para o dispositivo. Um antivírus somente, não será suficiente para barrar ações criminosas na rede. O app Hero garante navegação segura.

* Imagem divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui