Como organizar a rotina de escola com as crianças em casa

12
[tempo para leitura: 2 minutos]

Curitiba, PR 24/6/2020 –

Sem poder contar com a presença física das crianças, as escolas precisaram se adaptar e mudar o método de ensino para promover aulas à distância.

A atual situação pela qual o mundo passa exige maior cuidado. Com isso, é preciso adaptar a rotina a essa nova realidade: quem pode trabalhar em casa. Para as crianças, as aulas não pararam, mas elas também estão em casa.

A escola agora acontece por meio de aulas à distância. Entender esse novo momento pode não ser uma tarefa simples, mas algumas atitudes podem ajudar a organizar o cotidiano da escola dentro de casa.

A rotina escolar foi mais uma a sofrer alteração por causa do isolamento social. Sem poder contar com a presença física das crianças, as escolas precisaram se adaptar e mudar o método de ensino para promover aulas à distância.

Essas aulas, geralmente, acontecem por videoconferência, onde os professores buscam lecionar de forma natural e interativa, seja usando apresentações em slides ou passando vídeos e tarefas para serem feitas no momento da aula.

O problema é que para uma criança pode ser confuso ter aulas dessa forma. É nesse sentido que os pais e/ou responsáveis precisam entrar em ação e auxiliar para que o homeschooling seja melhor aproveitado:

– Explicar a situação: para amenizar a confusão na mente das crianças, cabe aos responsáveis conversar sobre o momento. Dizer o motivo de não poder ir à escola e contar como funcionam as aulas em novo formato;

– Ter paciência: muitas crianças já têm dificuldade para aprender durante as aulas presenciais e, nesse momento de quarentena, com aulas online, o cenário pode ficar ainda mais complicado. É importante ter paciência e entender o tempo de aprendizado, além de buscar formas para contribuir de maneira ativa nesse sentido;

– Organizar uma rotina: não é porque a aula será em casa que o aluno deverá agir de qualquer jeito ou não ter disciplina. Controlar os horários e montar uma rotina de estudos é fundamental;

– Escolher o local de estudo: algo que pode colaborar para os itens anteriores funcionarem é definir um local fixo dentro da casa para que a criança acompanhe as aulas e faça as atividades;

– Ajudar nas tarefas: sem o auxílio direto dos professores, cabe aos pais e responsáveis ajudar os filhos nas dúvidas e dificuldades com as lições. É um momento difícil para todos, principalmente para quem está trabalhando home office, mas dar atenção aos estudos das crianças é uma obrigação muito importante.

Entender essa nova rotina é essencial para conseguir viver bem durante o período de quarentena. Em breve, quando for possível retomar as atividades do cotidiano, será possível organizar uma viagem. Mas o planejamento pode começar desde já.

Os associados do Clube Candeias – maior clube de férias do mundo – têm acesso a uma série de vantagens exclusivas, como unidades próprias com preços diferenciados, uma rede integrada de hospedagens espalhadas em mais de 500 mil opções ao redor do mundo, atendimento 5 estrelas, programa de recompensas e muito mais.

A equipe de vendas do Candeias possui concessionárias em todo o Brasil, com atendentes preparados para esclarecer todas as dúvidas. Para saber mais vantagens vale acessar https://www.clubecandeias.com/vantagens

Website: https://www.clubecandeias.com/vantagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui