McDonald’s anuncia mudança de planos nos Estados Unidos

Na semana passada, o McDonald’s anunciou que, devido ao ressurgimento do número de novos casos de coronavírus nos Estados Unidos, e as autoridades locais adiando a permissão para retomar o serviço de refeições em ambientes fechados, atrasará seus planos de reabertura em pelo menos três semanas.

“Nossa resistência será testada novamente”, explicou uma carta aos franqueados do presidente dos EUA do McDonald’s, Joe Erlinger, e Mark Salebra, chefe da National Franchisee Leadership Alliance.

Os cerca de 2.200 restaurantes que já foram reabertos podem continuar operando, desde que suas áreas locais permitam, disse o McDonald’s. O atraso será aplicado a outros 11.800 restaurantes.

Em sua carta aos franqueados do McDonald’s, Erlinger e Salbera disseram que a empresa “continuará monitorando a situação e se ajustando conforme necessário para proteger a segurança de seus funcionários e clientes”.

O McDonald’, com décadas de experiência, gastou US$ 300 milhões apenas no ano passado para adquirir a empresa de tecnologia, Dynamic Yield, que fornece menus que podem “ajustar rapidamente com base em tendências e inventário, histórico de compras e até mesmo no clima.”

O foco no drive-thru deu ao McDonald’s uma grande vantagem durante a pandemia e como outras empresas poderiam copiá-los. De fato, é exatamente isso que muitas empresas fizeram. Pequenos restaurantes, varejistas e prestadores de serviços se adaptaram a um modelo drive-thru ou pick-side.

Mas também existem lições maiores e de longo prazo para empresas de todos os tamanhos.

A primeira é a flexibilidade. Agora é o momento em que o processo de elaboração e revisão de planos é essencial, mesmo que os detalhes finais desses planos se mostrem menos úteis. Na maioria das vezes, os clientes entendem que é preciso se adaptar às condições, às vezes muito rapidamente.

A segunda, e talvez mais importante, é uma reorientação a longo prazo da eficiência do processo. Como um exemplo claro, os restaurantes e franqueados do McDonald’s ganham dinheiro vendendo o máximo de comida com margens altas para o maior número de pessoas possível.

Investir em modelos como um drive-thru mais eficiente torna esses dois fatores mais prováveis. Para que isso não pareça óbvio para uma cadeia de fast-food, considere que o Shake Shack, bem menor, não possui drive-thru e pagou por ele durante a pandemia.

É um momento incerto, mas como quase todo mundo está enfrentando problemas semelhantes, também é uma oportunidade. Pensar estrategicamente agora em processos eficientes a longo prazo pode ser a diferença entre sobreviver apenas à próxima grande crise – ou prosperar.

Com informações do portal Inc.
* Imagem Matthew Horwood / Getty

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