Como o coronavírus está mudando a forma como fazemos compras

Os varejistas já estavam sob pressão antes da pandemia, lutando para se adaptar a um mundo online crescente e enfrentando margens mais baixas em meio a uma infinidade de concorrentes. O surto de Covid-19 acelerou algumas dessas tendências, com mais pessoas comprando on-line e um excesso de estoque que provavelmente reduzirá ainda mais as margens. 

Várias marcas anunciaram recentemente o fechamento de lojas, devido à pressão financeira do vírus. Por exemplo, a Inditex, gigante do varejo proprietária da Zara, comunicou no início deste mês que fecharia entre 1.000 e 1.200 lojas em todo o mundo.

Além disso, outros varejistas entraram em administração porque o vírus agravou seus problemas de liquidez. Esse foi o caso de Oasis, Warehouse, Debenhams e Cath Kidston, para citar alguns dos nomes britânicos afetados.

Quando os bloqueios começaram a aumentar, muitos consumidores na Europa retornaram às lojas, com algumas pessoas felizes em fazer fila por horas antes de serem autorizadas a entrar.  “Muitas pessoas querem voltar a fazer coisas normais”, disse Jat Sahi, consultor de varejo da Fujitsu. “Entrar em uma loja e fazer compras pode ser parte de trazer de volta essa normalidade.”

Embora muitos governos europeus tenham levantado algumas restrições de bloqueio, ainda existem desafios quando se trata de férias no exterior, eventos culturais e a maioria das pessoas ainda está sendo incentivada a trabalhar em casa. Isso significa que as compras se tornaram uma das poucas opções sociais disponíveis – e grandes centros comerciais podem se beneficiar disso.

“Shoppings e parques de varejo terão melhor desempenho porque são capazes de fazer distanciamento social. São espaços amplos e abertos, possuem grandes passagens, não parece inseguro ”, afirmou Sherman, de Bernstein.

Com informações do portal CNBC.
* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist